Pular para o conteúdo principal

Meu site profissional ficou melhor

Desde que comecei a trabalhar na UTFPR Curitiba venho planejando a criação de um site onde eu possa, de modo acessível e claro, centralizar informações sobre os projetos que desenvolvo na universidade e fora dela. Apesar de existirem as páginas pessoais disponibilizadas pela instituição, elas não atendem à minha necessidade em termos de flexibilidade e integração com documentos e outros recursos externos.

Finalmente, no período de planejamento de atividades durante as férias dos alunos no meio do ano, consegui dedicar um tempo para modelar uma página ao meu gosto e disponibilizá-la à comunidade da Tecnológica e para a sociedade em geral. Espero que com este novo recurso mais pessoas possam aproveitar os materiais que produzo.

Vamos dar uma geral nas novidades?

Meus perfis sociais e destaques sempre à mão

Na página principal do meu novo site o visitante já encontra, em linhas gerais, informações sobre mim, o que já produzi, a minha formação acadêmica, os principais projetos em andamento e Snippets com destaques do blog.

Conheça a Página inicial do site.

Um espaço mais dinâmico para o Ensino

Gosto de disponibilizar, publicamente, o material produzido para as minhas disciplinas. Todo novo semestre eu dedico um esforço a mais para atualizar, melhorar e gerar novos materiais para apoiar os meus alunos no processo de aprendizagem. Alguns estudos de caso gerados para as minhas disciplinas até já viraram posts do Cafezíneos.

Com este novo espaço para as disciplinas consigo não apenas disponibilizar slides e exercícios, mas também estudos de caso, materiais otimizados para a Web e outros recursos para apoio ao ensino que, antes, ficavam um pouco limitados. A garotada de hoje em dia tem suas vidas baseadas em dispositivos móveis, então o esforço de garantir que esse dinamismo chegue da melhor maneira possível a essas plataformas também motivou a mudança.

Conheça o espaço Disciplinas.

Os projetos e parcerias de Pesquisa

Na página de pesquisa, faço menção aos meus interesses atuais de pesquisa e disponibilizo uma relação de ideias de Trabalhos de Conclusão de Curso que eu gostaria de orientar. Para os alunos, essa ofertas aberta de ideias auxilia bastante no difícil processo de escolher um tema de TCC. Já para mim, direcionar o aluno para um objetivo compatível com o meu trabalho de pesquisa em geral fortalece projetos maiores.

Conheça a página de Pesquisa.

Extensão para a comunidade

A correria da vida acadêmica é grande e, muitas vezes, os projetos de extensão são deixados um pouco de lado, mas é justamente este pilar que nos conecta enquanto universidade à sociedade. O processo de doação do conhecimento estudado e gerado dentro da universidade, convertendo-o em serviços e informações para a sociedade como retorno do investimento feito por ela em educação, é obtido com projetos de extensão.

Uma das fundamentais ideias deste blog, Cafezíneos, em sua criação, foi a de poder estabelecer um espaço de oferta de conteúdo útil relacionado, mas não limitado, a tecnologia.

Acesse a página de Extensão do meu novo site.

Novidades para o futuro

Em breve, será possível acessar uma versão enxuta do site em inglês, contemplando principalmente a parte de pesquisa, aumentando a visibilidade do trabalho. Além disso, um logotipo e um endereço registrado também estão a caminho.

UPDATE:

Todos os links foram atualizados para o novo endereço, com domínio próprio. Além disso, o blog Cafezíneos foi movido para dentro do novo domínio: www.danielpigatto.com

Siga as redes sociais para ficar sempre por dentro:

Comentários



Postagens mais visitadas deste blog

Dia de Vincent van Gogh é comemorado em 30 de março #VanGoghDay

Por Vincent van Gogh (Google Cultural Institute, domínio público ) No dia 30 de março é comemorado o Van Gogh Day. Eu não tenho propriedade nenhuma para falar sobre artistas dessa magnitude, mas uma coisa eu posso afirmar: as obras dele me agradam e inspiram. Para entender melhor quem foi Van Gogh, vou apelar para a especialista mais acessível da Internet: " Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de março de 1853 – Auvers-sur-Oise, 29 de julho de 1890) foi um pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida. Suas obras abrangem paisagens, naturezas-mortas, retratos e autorretratos caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que contribuíram para as fundações da arte moderna." (Fonte: Wikipédia ) In

Você sabe o que é Computação em Névoa?

Provavelmente você já ouviu falar sobre a "nuvem". Segundo a Wikipédia, a computação em nuvem  é "a disponibilidade, sob demanda, de recursos computacionais, especialmente armazenamento e processamento de dados, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador." Este é um termo bastante conhecido e que já faz parte do nosso dia a dia, provendo serviços e aplicações de vasto uso, como, por exemplo, o Google Drive, o Trello ou dando suporte a aplicativos de celular como Uber e iFood. Agora, pergunto: você já ouviu falar em computação em névoa ? É isso mesmo que você leu: névoa (ou neblina) . Trata-se de um novo paradigma na área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, inventado em 2012, que tem ganhado espaço para o suporte a aplicações muito importantes, como a Internet das Coisas. Venha saber um pouco mais sobre a tal Computação em Névoa assistindo ao Estudo de Caso que liberei como material integrante do Curso Aberto de Redes: Ei! Você, educador ou educado

Tutorial: como gerenciar seus perfis e currículos de pesquisador

Gerenciar perfis de pesquisador ainda pode ser uma tarefa um pouco confusa. Temos visto várias novas plataformas voltadas a professores e pesquisadores surgindo no mercado, cada uma com objetivos diferentes, permitindo que as diversas áreas de conhecimento supram suas necessidades. Neste tutorial, vou apresentar alguns passos para atualizar vários perfis online de pesquisador com o mínimo de esforço possível. Este post foi criado com a ajuda do João Fontes. Passo 1: Reunir informações sobre suas publicações Existem algumas formas de se organizar as próprias publicações. A minha ferramenta favorita para isso é o  Mendeley , um software gratuito para gerenciar, compartilhar, ler e anotar em artigos científicos. O Mendeley identifica automaticamente os seus artigos e os coloca em uma pasta chamada "My Publications". Importante : é necessário usar o software instalado no seu computador. Não será possível fazer estes procedimentos na versão Web. A primeira e