Pular para o conteúdo principal

Meu site profissional ficou melhor

Desde que comecei a trabalhar na UTFPR Curitiba venho planejando a criação de um site onde eu possa, de modo acessível e claro, centralizar informações sobre os projetos que desenvolvo na universidade e fora dela. Apesar de existirem as páginas pessoais disponibilizadas pela instituição, elas não atendem à minha necessidade em termos de flexibilidade e integração com documentos e outros recursos externos.

Finalmente, no período de planejamento de atividades durante as férias dos alunos no meio do ano, consegui dedicar um tempo para modelar uma página ao meu gosto e disponibilizá-la à comunidade da Tecnológica e para a sociedade em geral. Espero que com este novo recurso mais pessoas possam aproveitar os materiais que produzo.

Vamos dar uma geral nas novidades?

Meus perfis sociais e destaques sempre à mão

Na página principal do meu novo site o visitante já encontra, em linhas gerais, informações sobre mim, o que já produzi, a minha formação acadêmica, os principais projetos em andamento e Snippets com destaques do blog.

Conheça a Página inicial do site.

Um espaço mais dinâmico para o Ensino

Gosto de disponibilizar, publicamente, o material produzido para as minhas disciplinas. Todo novo semestre eu dedico um esforço a mais para atualizar, melhorar e gerar novos materiais para apoiar os meus alunos no processo de aprendizagem. Alguns estudos de caso gerados para as minhas disciplinas até já viraram posts do Cafezíneos.

Com este novo espaço para as disciplinas consigo não apenas disponibilizar slides e exercícios, mas também estudos de caso, materiais otimizados para a Web e outros recursos para apoio ao ensino que, antes, ficavam um pouco limitados. A garotada de hoje em dia tem suas vidas baseadas em dispositivos móveis, então o esforço de garantir que esse dinamismo chegue da melhor maneira possível a essas plataformas também motivou a mudança.

Conheça o espaço Disciplinas.

Os projetos e parcerias de Pesquisa

Na página de pesquisa, faço menção aos meus interesses atuais de pesquisa e disponibilizo uma relação de ideias de Trabalhos de Conclusão de Curso que eu gostaria de orientar. Para os alunos, essa ofertas aberta de ideias auxilia bastante no difícil processo de escolher um tema de TCC. Já para mim, direcionar o aluno para um objetivo compatível com o meu trabalho de pesquisa em geral fortalece projetos maiores.

Conheça a página de Pesquisa.

Extensão para a comunidade

A correria da vida acadêmica é grande e, muitas vezes, os projetos de extensão são deixados um pouco de lado, mas é justamente este pilar que nos conecta enquanto universidade à sociedade. O processo de doação do conhecimento estudado e gerado dentro da universidade, convertendo-o em serviços e informações para a sociedade como retorno do investimento feito por ela em educação, é obtido com projetos de extensão.

Uma das fundamentais ideias deste blog, Cafezíneos, em sua criação, foi a de poder estabelecer um espaço de oferta de conteúdo útil relacionado, mas não limitado, a tecnologia.

Acesse a página de Extensão do meu novo site.

Novidades para o futuro

Em breve, será possível acessar uma versão enxuta do site em inglês, contemplando principalmente a parte de pesquisa, aumentando a visibilidade do trabalho. Além disso, um logotipo e um endereço registrado também estão a caminho.

UPDATE:

Todos os links foram atualizados para o novo endereço, com domínio próprio. Além disso, o blog Cafezíneos foi movido para dentro do novo domínio: www.danielpigatto.com

Siga as redes sociais para ficar sempre por dentro:

Comentários



Postagens mais visitadas deste blog

Cidades Inteligentes: conceitos, serviços e tecnologias; veja a live

O conceito de Cidade Inteligente integra inúmeros dispositivos físicos conectados à Internet das Coisas com o objetivo de otimizar a eficiência das operações e serviços da cidade, melhorar a qualidade, desempenho e interatividade dos serviços urbanos, reduzir custos e consumo de recursos e aumentar o contato entre cidadãos e o governo. As cidades inteligentes podem ajudar tanto o poder público a reconhecer problemas em tempo real, quanto o cidadão a produzir informações, auxiliando a mapear, discutir e enfrentar essas dificuldades.  A quinta live do Curso Aberto de Redes, realizada na última terça (06/10) por meio do Cafezíneos Live, recebeu a Profa. Keiko Fonseca (UTFPR Curitiba) e o Prof. Ricardo Luders (UTFPR Curitiba) para um bate-papo a respeito de Cidades Inteligentes: conceitos, serviços e tecnologias encontrados em cidades inteligentes. Participaram da mediação o Prof. Daniel Fernando Pigatto (UTFPR Curitiba), a Profa. Natássya Silva (UTFPR Cornélio Procópio) e a Profa. Tânia M…

Desenvolvimento de Sistemas Embarcados e Sensores Inteligentes com Recurso à Recolha de Energia; assista a live

Na introdução aos sistemas embarcados são apresentadas as suas características principais, seguido de uma referência às ferramentas de hardware e software utilizadas no seu desenvolvimento. A importância nos dias de hoje dos dispositivos de baixo consumo energético tem levado a que, cada vez mais, se tenha vindo a desenvolver mecanismos de recolha de energia do ambiente. Para isso têm contribuído os dispositivos de baixo consumo energético e as técnicas utilizadas no seu desenvolvimento. A sexta live do Curso Aberto de Redes, realizada na última terça (20/10) por meio do Cafezíneos Live, recebeu o Prof. António Espírito-Santo (Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal) para um bate-papo a respeito de Desenvolvimento de Sistemas Embarcados e Sensores Inteligentes com Recurso à Recolha de Energia; assista a live. Participaram da mediação o Prof. Daniel Fernando Pigatto (UTFPR Curitiba), a Profa. Natássya Silva (UTFPR Cornélio Procópio) e a Profa. Tânia Monteiro (UTFPR Curitiba). …

Como adicionar a sua assinatura digitalizada a documentos PDF sem imprimí-los | Dicas #COVID19

Em tempos de home office, alguns documentos que tradicionalmente precisam de assinatura à mão precisam ser revistos. Eu sou um apoiador de alternativas mais sustentáveis, mas, em alguns casos, a única saída é imprimir o documento, assinar, escanear e enviar por e-mail. 
IMPORTANTE! Antes de mais nada, este post não ensina como fazer assinaturas digitais ou eletrônicas em documentos PDF. Os passos aqui apresentados apenas ensinam a inserir uma assinatura digitalizada (escaneada) em um documento, a qual não tem valor jurídico. Para saber mais sobre as diferenças entre esses tipos de assinatura, acesse este link.
Os leitores de PDF mais modernos permitem que você faça o preenchimento e assine documentos sem a necessidade de imprimí-los. O procedimento abaixo foi feito no Adobe Reader (versão gratuita), mas certamente você encontra a função de assinatura em outros softwares.

Abra o documento que você precisar preencher e/ou assinar;Na barra lateral direita, clique em "Preencher e assi…