Pular para o conteúdo principal

Ferramentas e plataformas de ensino virtual para educadores e estudantes | Dicas #COVID19

Seguindo a série de posts com dicas para quem está de quarentena devido ao novo coronavírus, a dica de hoje, na verdade, é um apanhado de sugestões de ferramentas e plataforma para você explorar no seu home office. As sugestões são voltadas a profissionais da área de ensino e a estudantes que buscam formas de substituir os encontros presenciais por reuniões virtuais.

Ferramentas da Rede Nacional de Pesquisa (RNP)

A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) oferece uma série de ferramentas importantes para uso em instituições de ensino conveniadas. Todas as universidade federais estão inclusas neste convênio e podem utilizar as ferramentas de maneira gratuita. Conheça os principais serviços:
  1. Conferência Web RNP
  2. File Sender RNP
  3. Video RNP
  4. Videoaula RNP
  5. Vários serviços RNP para colaboração à distância

Portal de Periódicos da CAPES

Para acessar artigos científicos, utilize as suas credenciais de acesso ao Portal de Periódicos CAPES. Ensinei o passo a passo em um post exclusivo sobre o assunto.

E, se você estiver procurando uma ferramenta para organizar seus artigos e compartilhar com outros pesquisadores, veja meu post sobre a ferramenta Mendeley.

Ferramentas gratuitas e pagas para videoconferência

Várias ferramentas liberaram o acesso gratuito neste período de isolamento social e/ou aumentaram seus limites para que mais pessoas possam usufruir de seus recursos sem preocupação. Os principais nomes do momento para reuniões virtuais são:

  1. Discord (plataforma popular entre gamers)
  2. GSuite (suíte de ferramentas do Google para empresas e instituições de ensino)
  3. Google Hangouts (chat do Google, antigo Google Talk)
  4. Google Hangouts Meet (disponível apenas para GSuite - saiba como gravar aqui)
  5. Google Jamboard (quadro virtual do Google)
  6. Microsoft Teams
  7. Zoom

Softwares gratuitos para gravação de vídeo-aulas

Existem várias opções de softwares para gravação de vídeo-aulas, mas a maioria deles são pagos. Eu te dou duas opções valiosas de softwares para gravação de aulas, mas recomendo principalmente o OBS Studio:
  1. Loom
  2. OBS Studio (aprenda a usá-lo em poucos passos)

Gestão e disponibilização de conteúdo

A disponibilização de conteúdos organizados é muito importantes em aulas virtuais. Algumas opções se destacam fortemente, sendo elas:
  1. Google Sala de Aula
  2. Moodle (extremamente popular)
  3. Youtube (permite, inclusive, fazer streaming ao vivo de aulas)

Dicas da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) criou um grupo de trabalho para auxiliar nas tarefas durante o isolamento. Confira o trabalho deles clicando aqui.

Ansiedade ou depressão?

É muito comum sofrer com ansiedade ou depressão durante o isolamento. A atitude mais correta é procurar um profissional da área da Psicologia que possa te ajudar. Além disso, você pode tentar algumas técnicas de yoga, praticar exercícios, manter uma alimentação saudável e experimentar alguma técnica de meditação. Indico o aplicativo Headspace para isso:
  1. Página especial gratuita no app de meditação Headspace

Outras ideias e fontes de informações

  1. Saiba como assinar documentos à distância
  2. Página especial do Google sobre ferramentas para em casa
  3. Produtividade no home office
  4. Cursos da plataforma Udemy
  5. Livros da Amazon
  6. Artigo do Google sobre aprendizado à distância (em inglês)

Comentários



Postagens mais visitadas deste blog

Dia de Vincent van Gogh é comemorado em 30 de março #VanGoghDay

Por Vincent van Gogh (Google Cultural Institute, domínio público ) No dia 30 de março é comemorado o Van Gogh Day. Eu não tenho propriedade nenhuma para falar sobre artistas dessa magnitude, mas uma coisa eu posso afirmar: as obras dele me agradam e inspiram. Para entender melhor quem foi Van Gogh, vou apelar para a especialista mais acessível da Internet: " Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de março de 1853 – Auvers-sur-Oise, 29 de julho de 1890) foi um pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida. Suas obras abrangem paisagens, naturezas-mortas, retratos e autorretratos caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que contribuíram para as fundações da arte moderna." (Fonte: Wikipédia ) In

Você sabe o que é Computação em Névoa?

Provavelmente você já ouviu falar sobre a "nuvem". Segundo a Wikipédia, a computação em nuvem  é "a disponibilidade, sob demanda, de recursos computacionais, especialmente armazenamento e processamento de dados, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador." Este é um termo bastante conhecido e que já faz parte do nosso dia a dia, provendo serviços e aplicações de vasto uso, como, por exemplo, o Google Drive, o Trello ou dando suporte a aplicativos de celular como Uber e iFood. Agora, pergunto: você já ouviu falar em computação em névoa ? É isso mesmo que você leu: névoa (ou neblina) . Trata-se de um novo paradigma na área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, inventado em 2012, que tem ganhado espaço para o suporte a aplicações muito importantes, como a Internet das Coisas. Venha saber um pouco mais sobre a tal Computação em Névoa assistindo ao Estudo de Caso que liberei como material integrante do Curso Aberto de Redes: Ei! Você, educador ou educado

Tutorial: como gerenciar seus perfis e currículos de pesquisador

Gerenciar perfis de pesquisador ainda pode ser uma tarefa um pouco confusa. Temos visto várias novas plataformas voltadas a professores e pesquisadores surgindo no mercado, cada uma com objetivos diferentes, permitindo que as diversas áreas de conhecimento supram suas necessidades. Neste tutorial, vou apresentar alguns passos para atualizar vários perfis online de pesquisador com o mínimo de esforço possível. Este post foi criado com a ajuda do João Fontes. Passo 1: Reunir informações sobre suas publicações Existem algumas formas de se organizar as próprias publicações. A minha ferramenta favorita para isso é o  Mendeley , um software gratuito para gerenciar, compartilhar, ler e anotar em artigos científicos. O Mendeley identifica automaticamente os seus artigos e os coloca em uma pasta chamada "My Publications". Importante : é necessário usar o software instalado no seu computador. Não será possível fazer estes procedimentos na versão Web. A primeira e