Pular para o conteúdo principal

O Blog Cafezíneos está assumindo uma nova marca


Em novembro de 2017, apenas alguns meses atuando como professor em Curitiba, decidi materializar uma ideia que já vinha construindo há algum tempo. Na minha vida inteira tive inúmeros blogs, quase todos sem nenhum sucesso ou impacto muito significativo, exceto por dois deles (mas isso é história para outro post).

Quando criei o Cafezíneos, tinha como objetivo claro de estabelecer um espaço para compartilhar reflexões, ideias, dicas, tutoriais e qualquer conteúdo que pudesse ser importante externar. Tratava-se da proposta mais madura da minha vida em termos de blogs e assim iniciei a caminhada até aqui, com épocas em que produzi mais conteúdo e, outras, menos. Sempre me permiti aproveitar o momento de acordo com a minha disponibilidade.

Nestas últimas semanas, considerando o pequeno tempo extra provido pela quarentena e as várias ações sendo discutidas no sentido de como continuar com as atividades de ensino nas universidades brasileiras em tempos de pandemia, passei a produzir mais conteúdo para o blog. Consegui, também, atingir mais pessoas e agregar novos leitores.

Em respeito a quem me acompanha nestes 2 anos e meio e aos novos amigos que estão chegando, decidi abandonar o logo inicial, que cumpriu muito bem seu papel até aqui, e passei a desenhar uma nova marca para estes novos tempos. O desenvolvimento da marca contou, novamente, com o trabalho da publicitária Fernanda Pigatto, que tem muita paciência e me ajuda a desenhar o que existe apenas como uma vaga ideia, e, obviamente, com as críticas e sugestões do João Fontes, que sempre são importantes e transformaram o processo criativo em torno dessa marca.


Transforma-se a marca e renova-se o compromisso. A proposta continua a mesma, mas as novidades que vêm por aí já estão me empolgando ainda mais. Temos o podcast, por exemplo, que deve manter uma frequência mais adequada em breve. Aguardem as novidades!

Agradeço as visitas recebidas nestes anos de blog e espero que você continue me acompanhando! Se preferir, siga o blog nas redes sociais para saber sobre novos conteúdos assim que publicados: Instagram | Facebook | Twitter | Telegram

Comentários



Postagens mais visitadas deste blog

Cidades Inteligentes: conceitos, serviços e tecnologias; veja a live

O conceito de Cidade Inteligente integra inúmeros dispositivos físicos conectados à Internet das Coisas com o objetivo de otimizar a eficiência das operações e serviços da cidade, melhorar a qualidade, desempenho e interatividade dos serviços urbanos, reduzir custos e consumo de recursos e aumentar o contato entre cidadãos e o governo. As cidades inteligentes podem ajudar tanto o poder público a reconhecer problemas em tempo real, quanto o cidadão a produzir informações, auxiliando a mapear, discutir e enfrentar essas dificuldades.  A quinta live do Curso Aberto de Redes, realizada na última terça (06/10) por meio do Cafezíneos Live, recebeu a Profa. Keiko Fonseca (UTFPR Curitiba) e o Prof. Ricardo Luders (UTFPR Curitiba) para um bate-papo a respeito de Cidades Inteligentes: conceitos, serviços e tecnologias encontrados em cidades inteligentes. Participaram da mediação o Prof. Daniel Fernando Pigatto (UTFPR Curitiba), a Profa. Natássya Silva (UTFPR Cornélio Procópio) e a Profa. Tânia M…

Desenvolvimento de Sistemas Embarcados e Sensores Inteligentes com Recurso à Recolha de Energia; assista a live

Na introdução aos sistemas embarcados são apresentadas as suas características principais, seguido de uma referência às ferramentas de hardware e software utilizadas no seu desenvolvimento. A importância nos dias de hoje dos dispositivos de baixo consumo energético tem levado a que, cada vez mais, se tenha vindo a desenvolver mecanismos de recolha de energia do ambiente. Para isso têm contribuído os dispositivos de baixo consumo energético e as técnicas utilizadas no seu desenvolvimento. A sexta live do Curso Aberto de Redes, realizada na última terça (20/10) por meio do Cafezíneos Live, recebeu o Prof. António Espírito-Santo (Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal) para um bate-papo a respeito de Desenvolvimento de Sistemas Embarcados e Sensores Inteligentes com Recurso à Recolha de Energia; assista a live. Participaram da mediação o Prof. Daniel Fernando Pigatto (UTFPR Curitiba), a Profa. Natássya Silva (UTFPR Cornélio Procópio) e a Profa. Tânia Monteiro (UTFPR Curitiba). …

Como adicionar a sua assinatura digitalizada a documentos PDF sem imprimí-los | Dicas #COVID19

Em tempos de home office, alguns documentos que tradicionalmente precisam de assinatura à mão precisam ser revistos. Eu sou um apoiador de alternativas mais sustentáveis, mas, em alguns casos, a única saída é imprimir o documento, assinar, escanear e enviar por e-mail. 
IMPORTANTE! Antes de mais nada, este post não ensina como fazer assinaturas digitais ou eletrônicas em documentos PDF. Os passos aqui apresentados apenas ensinam a inserir uma assinatura digitalizada (escaneada) em um documento, a qual não tem valor jurídico. Para saber mais sobre as diferenças entre esses tipos de assinatura, acesse este link.
Os leitores de PDF mais modernos permitem que você faça o preenchimento e assine documentos sem a necessidade de imprimí-los. O procedimento abaixo foi feito no Adobe Reader (versão gratuita), mas certamente você encontra a função de assinatura em outros softwares.

Abra o documento que você precisar preencher e/ou assinar;Na barra lateral direita, clique em "Preencher e assi…