Pular para o conteúdo principal

A experiência com o WoCCES 2020: precisamos aprender com a pandemia e tornar os nossos eventos científicos mais inclusivos

O Wokshop on Communiations in Critical Embedded Systems (WoCCES) está na sua oitava edição em 2020. Participo da organização do evento desde a segunda edição, quando ainda se tratava de um workshop voltado apenas à comunidade brasileira. Desde 2018, o WoCCES faz parte do International Symposium on Computers and Communications (ISCC).

Apesar das várias edições realizadas e da experiência acumulada, a pandemia do novo coronavírus, que "sacudiu" o mundo inteiro, refletiu diretamente na organização do evento. Inicialmente, ele seria realizado presencialmente na cidade de Rennes (França) em Julho. Porém, com as restrições a aglomerações, o evento se tornou online e assíncrono, com apresentações gravadas e disponibilizadas no site.

A transformação para o modelo virtual, da forma como foi realizado, reduz as chances de interação entre os participantes, mas amplia o acesso a pessoas que, por diversos motivos, não poderiam pagar pelo evento e muito menos pela viagem até a França. Talvez essa deva ser a crítica para os nossos próximos eventos, mesmo pós-pandemia: como está a inclusão na comunidade científica?

Sei que esse é um assunto antigo e que lida com muitas questões de Copyright, mas estamos longe de ter uma solução e precisamos ampliar o debate.

Agradeço aos colegas da organização e do comitê técnico, e também aos pesquisadores que confiaram seus trabalhos ao nosso workshop. Para acessar os artigos e algumas apresentações associadas, acesse o site do WoCCES 2020.

Comentários



Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar artigos científicos gratuitamente sem estar na rede da sua instituição de ensino?

" Artigo científico é o trabalho acadêmico ou científico que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico ou inferência conforme a hermenêutica das humanidades, cujo conhecimento produzido é aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos." (Fonte: Wikipédia ) O acesso a artigos científicos publicados por importantes revistas e editoras tem, quase sempre, algum custo associado. Recentemente, tem se tornado comum a publicação de artigos no modo Open Access (acesso aberto), o qual não requer que seus leitores façam qualquer tipo de pagamento ou cadastro, mas que só é publicado mediante o pagamento de altas taxas , recurso que nem todo pesquisador tem ao seu alcance. Alunos co

Como adicionar a sua assinatura digitalizada a documentos PDF sem imprimí-los | Dicas #COVID19

Em tempos de home office, alguns documentos que tradicionalmente precisam de assinatura à mão precisam ser revistos. Eu sou um apoiador de alternativas mais sustentáveis, mas, em alguns casos, a única saída é imprimir o documento, assinar, escanear e enviar por e-mail.  IMPORTANTE!  Antes de mais nada, este post não ensina como fazer assinaturas digitais ou eletrônicas em documentos PDF. Os passos aqui apresentados apenas ensinam a inserir uma assinatura digitalizada (escaneada) em um documento, a qual não tem valor jurídico. Para saber mais sobre as diferenças entre esses tipos de assinatura, acesse este link . Os leitores de PDF mais modernos permitem que você faça o preenchimento e assine documentos sem a necessidade de imprimí-los. O procedimento abaixo foi feito no Adobe Reader (versão gratuita), mas certamente você encontra a função de assinatura em outros softwares. Abra o documento que você precisar preencher e/ou assinar; Na barra lateral direita, clique em "

Tutorial: como gerenciar seus perfis e currículos de pesquisador

Gerenciar perfis de pesquisador ainda pode ser uma tarefa um pouco confusa. Temos visto várias novas plataformas voltadas a professores e pesquisadores surgindo no mercado, cada uma com objetivos diferentes, permitindo que as diversas áreas de conhecimento supram suas necessidades. Neste tutorial, vou apresentar alguns passos para atualizar vários perfis online de pesquisador com o mínimo de esforço possível. Este post foi criado com a ajuda do João Fontes. Passo 1: Reunir informações sobre suas publicações Existem algumas formas de se organizar as próprias publicações. A minha ferramenta favorita para isso é o  Mendeley , um software gratuito para gerenciar, compartilhar, ler e anotar em artigos científicos. O Mendeley identifica automaticamente os seus artigos e os coloca em uma pasta chamada "My Publications". Importante : é necessário usar o software instalado no seu computador. Não será possível fazer estes procedimentos na versão Web. A primeira e