Pular para o conteúdo principal

Minha (primeira) experiência como coordenador de curso de graduação

Preciso compartilhar a minha alegria em encerrar um ciclo importante na minha carreira: a coordenação de curso. Foram dois anos e meio na função de "orquestrador" de um curso de graduação que transforma a vida de pessoas de várias idades. Nesse período, aprendi muito sobre a universidade e o curso; conheci melhor a área de telecomunicações na região de Curitiba; aprendi muito com os colegas docentes e suas experiências; e aprendi muito com um corpo discente que eu admiro e gosto muito.

Ao assumir a coordenação, em março de 2019, dei continuidade às ações que já vinham sendo realizadas pela Profa. Tânia Monteiro, principalmente de valorização e divulgação do curso, apoio aos ingressantes com eventos de recepção e apoio aos veteranos com alguns mutirões de atendimento. Essas ações já eram responsáveis por grandes ganhos no curso e continuaram surtindo o efeito esperado.

Junto com toda a equipe de docentes do curso, organizamos e disponibilizamos informações úteis sobre o curso no site, que foi remodelado em 2019, seguido da revisão de vários procedimentos em busca da simplificação de processos. Passei a dar publicidade para as decisões tomadas em reuniões de Colegiado e NDE, tornando as atas públicas e realizando eventos de Conversa com a Coordenação para estreitar a relação com os alunos e permitir que as decisões fossem tomadas de maneira conjunta. Na sequência, veio o Instagram e o WhatsApp da Coordenação, visando facilitar o atendimento e a divulgação do curso. E, para encerrar 2019, tivemos o prazer de realizar a 1ª Semana Acadêmica de Telecomunicações juntamente com a comemoração dos 20 anos do curso, um evento que mostrou a força de Sistel para a universidade e para as empresas da região.

No final de 2019 fiz um post especial. Veja!

O ano de 2020 iniciou com o grande desafio da pandemia, mas a união dos estudantes do curso e a preocupação dos colegas docentes em manter o contato por meio de atividades alternativas, nos permitiram superar as incertezas iniciais. Fomos nos reinventando e adaptando, e hoje vemos o quanto a área de telecomunicações é importante para manter as pessoas conectadas mesmo em tempos de isolamento social. Em 2021, felizmente, o curso oferta 100% das disciplinas de maneira adaptada para o ensino remoto.

Ciclos são importantes porque permitem a renovação. Saio da coordenação com a sensação de dever cumprido e sabendo que fiz as contribuições que estavam ao meu alcance. Sou muito grato a todos aqueles que acreditaram em mim nessa função, principalmente a Chefia e os colegas do DAELN, assim como os colegas da DIRGRAD e da Direção de Campus. 

Desejo muito sucesso ao Prof. Marcos Pivaro Monteiro, que assume este importante trabalho de coordenação. Faço votos de muito sucesso a todas e todos os estudantes do curso.

Não acredito que seja a minha última função de gestão, mas, certamente, foi a mais importante da minha vida até agora. Além disso, tive uma experiência mista sendo um ano com trabalho presencial e um ano e meio de trabalho remoto, o que enriqueceu o aprendizado.

Gravei um podcast sobre o assunto se você quiser saber mais:

Comentários



Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar artigos científicos gratuitamente sem estar na rede da sua instituição de ensino?

" Artigo científico é o trabalho acadêmico ou científico que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico ou inferência conforme a hermenêutica das humanidades, cujo conhecimento produzido é aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos." (Fonte: Wikipédia ) O acesso a artigos científicos publicados por importantes revistas e editoras tem, quase sempre, algum custo associado. Recentemente, tem se tornado comum a publicação de artigos no modo Open Access (acesso aberto), o qual não requer que seus leitores façam qualquer tipo de pagamento ou cadastro, mas que só é publicado mediante o pagamento de altas taxas , recurso que nem todo pesquisador tem ao seu alcance. Alunos co

Você sabe o que é Computação em Névoa?

Provavelmente você já ouviu falar sobre a "nuvem". Segundo a Wikipédia, a computação em nuvem  é "a disponibilidade, sob demanda, de recursos computacionais, especialmente armazenamento e processamento de dados, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador." Este é um termo bastante conhecido e que já faz parte do nosso dia a dia, provendo serviços e aplicações de vasto uso, como, por exemplo, o Google Drive, o Trello ou dando suporte a aplicativos de celular como Uber e iFood. Agora, pergunto: você já ouviu falar em computação em névoa ? É isso mesmo que você leu: névoa (ou neblina) . Trata-se de um novo paradigma na área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, inventado em 2012, que tem ganhado espaço para o suporte a aplicações muito importantes, como a Internet das Coisas. Venha saber um pouco mais sobre a tal Computação em Névoa assistindo ao Estudo de Caso que liberei como material integrante do Curso Aberto de Redes: Ei! Você, educador ou educado

Dia de Vincent van Gogh é comemorado em 30 de março #VanGoghDay

Por Vincent van Gogh (Google Cultural Institute, domínio público ) No dia 30 de março é comemorado o Van Gogh Day. Eu não tenho propriedade nenhuma para falar sobre artistas dessa magnitude, mas uma coisa eu posso afirmar: as obras dele me agradam e inspiram. Para entender melhor quem foi Van Gogh, vou apelar para a especialista mais acessível da Internet: " Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de março de 1853 – Auvers-sur-Oise, 29 de julho de 1890) foi um pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida. Suas obras abrangem paisagens, naturezas-mortas, retratos e autorretratos caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que contribuíram para as fundações da arte moderna." (Fonte: Wikipédia ) In